top of page
Buscar
  • Foto do escritorAna Bricio

A tecnologia e seus impactos na vida e no trabalho em condomínios

Atualizado: 1 de mai. de 2021


Quem nunca teve o sonho da casa própria com um quintal, uma piscina, um carro na garagem, um cachorro ou um gato correndo atrás das crianças pela casa?

Bons tempos né? Mas as cidades começaram a crescer e o espaço urbano começou a ficar

limitado e menos seguro. Assim, muitas famílias optaram por morar em condomínios.


O sonho grande passou a ser morar em edifícios com mais segurança, opções de lazer, a

comodidade de ter seu carro próprio na garagem e ainda dar um mergulho na piscina nos dias de folga, reservando, claro, um tempinho para passear com as crianças e seus pets.

Mas, estamos no mundo VUCA e os condomínios de diversos portes começaram a ser

impactados pela transformação digital, que a princípio afetaria somente as empresas.

Deste modo, tornou-se impossível ignorar a tecnologia quando vamos morar em um

condomínio.

Vou explicar como vem ocorrendo esse impacto para você que pretende morar em

condomínio, ou já mora, mas ainda não passou por essa digamos "mudança de mindset".


Digo isso, porque é importante se preparar para essa realidade e os seus desafios.

Vamos começar pelo Termo de Posse ou Contrato de Locação do seu imóvel. Dia lindo e

maravilhoso no dia da assinatura desse documento. Aquele céu azul, perfeito para um banho de piscina, mas você lembra que ainda não fez a mudança. Então, corre para agendar a data com a Administração do Condomínio e recebe um pedido do Gerente. Por gentileza, Sr. Morador nos envie os documentos digitalizados necessários para realizar o seu cadastro junto à Administradora. Envie tudo por e-mail que vamos analisar e encaminhar para a Administradora. Ela lhe enviará um e-mail com o seu login e senha para acesso ao site onde poderá acessar o boleto, balancetes, regulamento interno, convenção e demais informações do seu condomínio.

Bom, tenho que lhe dar essa boa notícia! Você acaba ser inserido no mundo digital do seu

condomínio.


Vamos seguir rumo a data da mudança... No dia agendado, o novo morador pega o seu carro todo feliz porque vai parar na sua vaga de garagem mas ao chegar no edifício o portão da garagem não abre. O porteiro cordialmente lhe pergunta "O Sr. tem uma credencial?" O novo morador responde: “Achamos que era só estacionar no térreo ou no subsolo. “

Nesse momento você descobre que a tecnologia também chegou nos portões de

garagem, e que precisa de um cartão eletrônico codificado ou chip instalado no interior do seu veículo para entrar na primeira porta da sua casa.


Tudo resolvido, mudança realizada, a família feliz em sua nova moradia. Chegou aquele final de semana de sol e sua esposa lhe diz: “Vamos todos para a piscina amanhã cedo. Ah, meus amores, finalmente a vida dos sonhos! No dia seguinte, a família chega na piscina e o portão está trancado. Uma vizinha muito simpática pergunta: “vocês são novos moradores? Prazer, sou a Dona Claudete do 1-509. Sou conhecida no condomínio pelos eventos de

confraternização. Vocês viram as fotos no site?”

“Bom dia, Sra. Claudete. poderia abrir o portão? O sol está ótimo e queremos dar um

mergulho.” A vizinha responde: “infelizmente não será possível pois na pandemia o uso da piscina precisa ser agendado no site do condomínio, pois tem limitação do número de pessoas para evitar aglomeração. Decisão do Síndico!”


Como eu disse caro leitor, a tecnologia chegou nos condomínios. Então, vamos aderir.

Voltando a vida do novo morador... Alguns dias depois, o filho resolve jogar videogame com os novos amigos do edifício e liga para a Portaria pedindo as chaves do salão de jogos. O porteiro então pergunta: “Já fez a reserva pelo aplicativo do condomínio? Ainda não? Então vou explicar rapidinho como instalar no seu celular. Você usa Android ou IOS?” O menino que já nasceu antenado com as novas tendências tecnológicas responde: “me passa o link pelo WhatsApp que vou instalar agora no meu iPhone.”


A vida no condomínio finalmente parece tranquila. Bem, até o dia do vencimento do boleto

do condomínio. Vida corrida com milhares de e-mails na nossa caixa do Outlook, Gmail, entre outros, é normal deletar o e-mail enviado pela Administradora e mais comum ainda esquecer de olhar a pasta eletrônica chamada "spam". Como pagar o boleto na data do vencimento às 21h:59m, limite do horário para realizar uma transferência bancária? Bem, o morador lembra que atualmente os pagamentos podem ser feitos por QR Code ou PIX. “Ah! Santa tecnologia. Amanhã cedo vou ligar para a Administradora e pedir a segunda via do boleto.”

No seguinte, entra em contato com a Administradora e é informado que a segunda via do

boleto está disponível para download no site do condomínio, mas se for usuário do Telegram ou WhatsApp pode receber rapidamente o boleto já com o valor atualizado. Realmente, o que seria de nós sem a tecnologia!


Caros leitores, o texto acima é um pequeno exemplo da realidade do mundo atual, onde é

inevitável conhecer e fazer uso de tecnologias. As novas exigências do cliente e a vida corrida exige praticidade e agilidade. A inclusão digital é necessária para a sua tranquilidade, bem-estar e segurança.


Lembra do mindset? Uma forma de participar dessa mudança é aderir ao movimento de modernização do seu condomínio, lembrando que a tecnologia veio para prover soluções e não entraves. Participar das Assembleias também em ambiente virtual é valorizar a sua casa, o seu patrimônio. Abrace essa ideia. Por mais que o mundo VUCA seja um desafio não podemos fazer uma gestão de condomínio com qualidade e apresentar resultados se não tivermos a participação dos condôminos. A qualidade dos serviços passa pela gestão de demandas, pelo atendimento ao cliente no menor prazo possível. A redução de custos requer menos papel, menos impressão, menos desperdício de energia e de tempo. Nesse sentido, vale a pena investir em novas tecnologias, em treinamento de colaboradores para atender cada vez melhor os moradores dos condomínios.


Vale a pena contratar uma Administradora que utilize tecnologias para emissão e pagamento de boletos por meios eletrônicos, que apresente a demonstração de resultados e a previsão orçamentária com base em dados analíticos, rastreáveis e facilmente auditáveis. Os Síndicos também precisam de novos conhecimentos para aderir ao compliance e precisam ser capacitados para fazer bom uso dessas tecnologias e inovar nas suas estratégias de gestão. É um caminho sem volta ao passado e uma necessidade premente para sobrevivência de bons profissionais.

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

A importância da gestão de riscos em condomínios

O Síndico tem como missão assegurar que tudo esteja em ordem e funcionando no universo do condomínio. Entender como ocorrem as operações, quem participa, quais são os impactos e de que forma esses imp

Post: Blog2_Post
bottom of page